Olavo de Carvalho - uma síntese da genialidade

(Por Padre Bruno Otenio)

Olavo de Carvalho não é um guru do conhecimento ou um avatar do mundo das idéias. Ele é antes um pensador polêmico estratégico que movimenta "massas". Entre a massa existem indivíduos que pela provocação do mesmo, acaba por estudar os fatos em evidências e aprofundá-las de tal maneira que grupos e mais grupos de reflexões sociológicas, filosóficas, literárias, políticas e pedagógicas tem surgido e influenciado estudantes, universidades, políticas, setores governamentais e até mesmo modos de vida. 

Poucos na história do Brasil conseguiu movimentar tantas pessoas unidas sob um ideal particular tornado universal e assumido de forma particular por diversos grupos aparentemente divergentes entre si. Isso é o que torna Olavo um ser a ser estudado e observado criticamente. Aceitar tudo o que o mesmo ensina e diz sem uma real reflexão e crítica seria uma afronta aos próprios princípios queridos pelo próprio filósofo brasileiro.

A intenção de Olavo não é criar seguidores e sim pessoas pensantes que saibam sair do meio em que estavam inseridos e criticá-los sabiamente mesmo que depois deva retornar ao mesmo meio após uma real reflexão sobre os fatos. Sua maior preocupação é criar um sociedade cuja base real seja a amizade que favorece o fluir político e social, cultural e livre da própria comunidade-nação.

Olavo é falível e passivo de erros, porém notadamente suas previsões analíticas atestam todas a seu favor e dentre aqueles que o criticam ainda não surgiu nenhum que fosse capacitado suficiente para manter-se fiel a seus princípios depois de 10 ou 15 linhas de debate. Olavo demonstra certa sagacidade Socrática em permitir que seu próprio oponente se perca ou se enfureça nas próprias incoerências. Como jogar pérolas aos porcos, à aqueles que não usam de argumentos válidos ao entrar num debate sério. 

Continuar com argumentações complexas com pessoas reducionistas seria perda de tempo e ingenuidade do mesmo. 
No mais deficiente que poderíamos citar da influencia de Olavo surgem aqueles pseudodireitistas e conservadorezinhos que acham que por assistirem menos de um terço do que diz e ensina Olavo tem a autoridade de falar em seu nome como verdadeiros interpretes e alunos do mesmo. NÃO! Olavo de Carvalho não ensina que seus alunos devam ser burros, ingênuos, impulsivos ou intolerantes. Mas honestos, estratégicos, estudiosos e acima de tudo REFLEXIVOS. 

Meia dúzia desses que se acham porta-vozes de Olavo não o conhecem de fato e nunca  o estudou e, dentre os seus contrários ainda há de surgir um que possa respeitá-lo e criticá-lo devidamente com as honras que um verdadeiro filósofo mereça ser criticado. 

Seus palavrões, suas expressões facebookianas, sua imagem midiática, serve justamente como estratégia política, o que não reflete ao todo sua profundidade de conhecimento em unidade a seu horizonte de consciência da realidade. 

Aos contra-Olavo antes de criticá-lo convido antes a estudá-lo e as suas fontes bibliográficas e seus livros para depois tecer sobre o mesmo uma crítica honesta. 
Não sou seu maior admirador, nem muito menos o melhor de seus alunos, sou apenas alguém que reconhece na figura de Olavo um ente humano pensante e real, que possui capacidade de mover vidas para uma realidade realmente refletida. 

Se alguém duvida de sua capacidade intelectual, de sua capacidade reflexiva, de seu conhecimento social e filosófico e de sua honestidade intelectual assista seu debate para com o Frei Josaphat no Youtube (está completo) e faça seu curso online de filosofia. Depois tire suas conclusões, duvidas e teça suas críticas.

Todo ser humano justamente por não ser Deus, está fadado ao erro, o que inclui Olavo. E todo desmerecimento e ofensiva à Olavo e suas obras por simplesmente conter "equívocos" ou discordância ideológica constitui mais que um erro analítico, constitui antes uma falso testemunho para com o próximo. 

Se você discordar do mesmo, não é para mim que deva justificar suas discordâncias, a não ser que antes me mostre sua real intenção em estabelecer um honesto diálogo sobre o filósofo. Caso contrário procure Olavo e envie um e-mail para ele pontuando suas discordâncias e ajude o leitor brasileiro com um belo debate inteligente. Sem isso, guarde seu achismo para si.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hino Estóico a Zeus - Cleantes de Assos

Os 3 Pilares da Paz - por Marxfóbico

A Prepotência Humana