Perda de Potencial Produtivo -  Onde nos levará esta estrada ?

Ser dono de pequena empresa no Brasil é fato de louvor. 
Uma vergonha o que se exige de quem quer empreender honestamente. 
Não bastasse tudo, a burocracia estúpida e redundante, cartorária e imbecil, cujo objetivo parece ser esmagar a pequena semente que quer, ou poderia, se tornar uma árvore, ainda tem os bancos e o comércio infra-constituído - os camelôs e contrabandistas - que ganham muito dinheiro e também possuem  prestígio com policiais, fiscais e demais infames do poder Estatal.
Se o empresário honesto precisar de capital de giro ou financiar algum bem, os banco conseguem fazer a seguinte piada: Mesmo que você tenha bens e idoneidade cadastral, eles querem um balanço com as vendas do último ano.   
Se a empresa é nova e não tem vendas suficientes -  é por isto mesmo que se pretende um financiamento - como exigir isto como prerrogativa para o empréstimo ? 
O que vale a pessoa idônea para um banco ?  Nada !   
O que geralmente vale é o papel  sem moral de um balancete fraudado e a conivência ou falsificação da assinatura de um contabilista.
Enquanto isto, hoje passando pelo "camelódromo' - termo feito e propagado pela ilustre prefeitura de Balneário Camboriú - ponto "turístico" da cidade, o camelô, empresário possivelmente muito esperto  não trabalha em sua "loja", sabe muito bem delegar as funções a  funcionários. 
Nunca encontrei nenhum 'dono de firma' trabalhando naquelas pequenas baias.Não é uma coisa intrigante ? 
É o Brasil que a maioria não que entender.  
Esta bagunça que impera no Brasil, que inibe o empreendedorismo honesto, um dia vai cobrar a conta da sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hino Estóico a Zeus - Cleantes de Assos

Os 3 Pilares da Paz - por Marxfóbico

A Prepotência Humana